Carregando...

Saiba mais

1. A blindagem parcial é permitida?

Não, pois além de não garantir a segurança do usuário, ela é proibida pelo Exército, porque é impossível saber que local do carro será atingido em um ataque, causando uma falsa impressão de segurança.

2. As películas colocadas em vidros não-blindados têm resistência balística?

Não embora existem empresas comercializando películas que dizem se protetoras a disparos de armas de fogo.

3. O que é delaminação e por que ocorre?

É o deslocamento das camadas que compõem um vidro laminado ou blindado. Ela pode ser causada por inúmeros fatores: desde as reações resultantes da composição do produto, até as condições de uso e conservação do veículo blindado. Exposição a ambientes severos de calor e umidade podem acelerar esse processo. O prazo de garantia contra este fator varia de fabricante para fabricante. A delaminação é facilmente notada pelas bolhas de ar esbranquiçadas que aparecem nos vidros. Um vidro balístico é formado, em geral, pelos seguintes materiais: vidro, polivinil butiral, poliuretano e policarbonato. Embora dependa do nível de blindagem e da tecnologia desenvolvida pelo fabricante.

4. O vidro delaminado perde a resistência balística?

Tudo depende do grau da delaminação e de sua localização no vidro. Diante de qualquer suspeita, deve-se levar o carro à blindadora, que irá pedir uma análise técnica ao fabricante, caso ela mesma não seja a responsável pela produção. Se o problema estiver restrito às bordas do vidro, a resistência não é afetada. Mas qualquer alteração na parte central deve ser imediatamente avaliada.

5. O vidro blindado continua seguro após o término da garantia?

A proteção balística não termina com o fim da garantia. Como ocorre em qualquer outro produto, a garantia se refere ao período em que a manutenção ou a reposição são de responsabilidade do fabricante. A proteção balística se mantém, desde que a integridade física do vidro esteja preservada.

6. É possível abrir os vidros de um carro blindado?

Sim. Mas é evidente que um veículo deixa de oferecer a segurança de um blindado se os vidros estiverem abertos. Normalmente, por questão de segurança, as blindadoras restringem a possibilidade de abertura aos vidros dianteiros – uma necessidade para passar em pedágios ou entrar em shoppings, por exemplo – mantendo fixos os vidros traseiros.

7. O que é overlap e em que partes do veículo é utilizado?

O overlap (superposição) é uma moldura de reforço acrescentada nos limites das partes blindadas. O processo consiste na colocação de aço nos principais pontos vulneráveis do veículo e nas junções dos materiais. O aço, dependendo do projeto da blindadora, é instalado na proteção das seguintes áreas: bordas das mantas; molduras das portas; espelhos retrovisores; fechaduras; maçanetas e carroceria.

8. A blindagem afeta o desempenho do veículo?

Sim, e a intesidade dos efeitos sentidos dependem do tipo de blindagem e da marca do carro. A blindagem acrescenta peso. Para ganhar resistência a tiros e proporcionar proteção aos ocupantes, o carro recebe novos materiais, não previstos no "objetivo-meta" do veículo ao ser projetado. Ou seja, o peso adicional não foi considerado no design original. Cabe à blindadora avaliar o limite máximo de peso, indicando a blindagem ideal para as diversas marcas de carro. Não é recomendável blindar automóveis com menos de 90 cavalos, principalmente os com motor 1.0. O consumidor precisa estar consciente de que o peso adicional pode ocasionar o desgaste de algum componente em menor prazo.

9. Como agir depois de um caso de colisão ou ataque a tiros?

O veículo deve ser imediatamente encaminhado à blindadora para os devidos reparos. A exemplo do que acontece com qualquer carro em ocorrências atípicas, a blindadora não arca com o custo do conserto, mesmo dentro do prazo de garantia. Em caso de disparos, é mais do que evidente que o veículo blindado já cumpriu seu objetivo – proteger. A recuperação das partes danificadas terá um custo financeiro. O melhor custo/benefício já foi alcançado.

10. O que é aramida?

É um material dielétrico (isolador de eletricidade) sintético, em forma de fibras, muito leve e de grande resistência mecânica à tração. O desenvolvimento das fibras especiais é responsável pela diminuição do peso da blindagem. E a aramida também é usada na indústria aeroespacial e em coletes à prova de balas. Quando fabricada em multicamadas, dispersa a energia no momento do impacto da projétil e desencadeia sua deformação, reduzindo seu poder destruidor.

11. Quanto custa uma blindagem de boa qualidade?

Os custos de uma blindagem envolvem vários aspectos, de acordo com a empresa escolhida, o modelo do veículo, nível da blindagem e produtos utilizados (o aço, por exemplo, é mais barato que a manta de aramida). Também são determinantes para a definição do preço: a origem desses produtos (nacionais ou importados) e o tipo de mão-de-obra envolvida na desmontagem e montagem do carro. Veículos de alto luxo, com componentes eletrônicos sofisticados, demandarão funcionários mais especializados, elevando os custos.

Passe o mouse na imagem para ver os Grupos Automotivos: